Por que é preciso olhar para a dor para parar de sofrer e viver bem?
- Mariana Zanatta
- 18 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Como tu lida com as dores que surgem na tua vida?
Pessoas sentem dor. Pessoas sofrem. Dor e sofrimento podem ser parecidos, mas eles não são a mesma coisa!
Eu queria muito te dizer que existe um jeito de tu nunca mais sinta dor na vida, mas eu preciso te falar que a dor é inevitável. (Isso também não quer dizer que tu tenha que amar sentir dor, tá? Não vamos ser hipócritas dizendo que sentir dor é agradável!)
A dor é uma experiência física ou emocional que ocorre natualmente em resposta a uma variedade de estímulos, como doenças, lesões, perdas ou mudanças.
O sofrimento é mais que só dor. Ele é gerado a partir da luta incessante que as pessoas travam com sua própria mente, tentando lidar com seus pensamentos, sentimentos, emoções e história de vida.
Mas se não temos como evitar toda dor na nossa vida, como viver bem?
Pode parecer impossível em alguns momentos, principalmente nos momentos onde a dor está mais intensa e estamos muito conectados com ela.
Assim como eu te disse que a dor é inevitável e te epxliquei a diferença entre dor e sofrimento, preciso te contar outra verdade: viver bem não significa evitar a dor. Viver bem em uma vida onde a dor é inevitável também não é "sentir dor por sentir".
Para viver bem é preciso parar de lutar contra as dores na nossa vida.
É preciso olhar para a dor, olhar o que tem por trás dela e não deixar ela dominar a vida.
Na terapia, o terapeuta ajuda o paciente a fazer isso para que seja possível seguir uma vida de acordo com seus valores pessoais, sem deixar que o sofrimento te impeça de viver uma vida rica e significativa!



Comentários